quinta-feira, 30 de junho de 2016

Opinião

"Arte é o que posso fazer, do meu jeito, para ajudar. (...) Há algo de que as pessoas sentem falta e estão encontrando na forma de arte que faço, que é imaterial. Não é uma commodity. Não se pode vender uma experiência que muitos estão procurando."

Marina Abramovic, artista performática.

Opinião

"Faz bem para um cara ansioso como eu encarnar tipos cheios de si nos sets, seja um psicopata, seja um mágico. (...) É quase uma piada, considerando o medo de palco que eu tenho. Mas são personagens assim que me ajudam a superar minhas fobias. Quando finjo ser confiante, engano a mim mesmo por um tempo, o que me permite baixar a dose de meu ansiolítico."

Jesse Eisenberg, ator.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Opinião

"Nada contra as redes sociais, mas, do ponto de vista econômico, há energia demais sendo gasta em aspectos relativamente efêmeros e desimportantes da vida humana."

Robert Gordon, economista.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Como turbinar a recolocação profissional

por Deise Leia Farias Hofmeister*

O mercado de trabalho sofreu transformações ao longo dos anos. A principal delas é que vamos viver mais e, consequentemente, vamos trabalhar mais. Como todos sabemos, atualmente, muitas corporações estão demitindo e, se você não está desempregado, comece a cogitar a situação. Lidar com a demissão nem sempre é fácil. Ser demitido não significa não ter contribuído com a empresa ou ainda que não possui competência para trabalhar. É hora de arregaçar as mangas e começar a definir seus objetivos na busca de uma nova oportunidade de trabalho.

As empresas, cada vez mais, buscam profissionais que atuem de forma próxima aos seus valores e objetivos. Sendo assim, você precisa se reinventar. A recolocação rápida acontecerá na medida em que você estiver apto a oferecer o que o mercado deseja. Não basta apenas ter um currículo excelente - é preciso compreender a conexão do mercado. É preciso, muitas vezes, mais qualificação e, mais que isso, manter o relacionamento com pessoas que fazem parte das suas relações profissionais, o famoso e eficiente networking.

Mas como ganhar visibilidade perante tamanha concorrência? Será que você é a pessoa certa, para a vaga certa? Temos hoje vários questionamentos quanto à recolocação no mercado de trabalho. O seu posicionamento para uma recolocação mais rápida deve estar pautado em planejamento e manter a mente aberta quanto às novas formas de busca por emprego. A rede de contatos LinkedIn, por exemplo, cujo o foco é manter as relações corporativas e os contatos de trabalho, é considerada pelas empresas uma fonte forte das suas buscas por profissionais certos para vagas certas.

Defina bem seu perfil profissional, tanto ao preencher o cadastro de vaga, quanto numa rede social: isso possibilitará uma maior visibilidade, visto que os recrutadores de várias corporações buscam por profissionais em constante conexão e preocupados com seu perfil profissional. Se você, infelizmente, está desempregado, não continue fazendo o que sempre fez. Perceba as oportunidades, defina suas tarefas, reorganize seu tempo e aprimore sua técnica enquanto profissional. Isso significa ter autonomia na busca por um novo emprego. Neste processo de recolocação, a sua atitude é rever a sua conformidade quanto ao seu empenho. Procure um propósito, deseje atuar em algo que permita mostrar a sua excelência como oxigênio da sua alma. Lembre-se do ditado “quem gosta do que faz não vai trabalhar nunca” e busque algo que realmente goste de fazer.

Então, em algum ponto das nossas vidas, a questão é ter persistência e dedicação. O seu trabalho, no momento da recolocação, é buscar pelo emprego.

*Coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos do Centro Tecnológico Positivo.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Opinião

"A intervenção urbana está no espaço cotidiano, na rotina, e provoca rupturas, dilata olhares, instaura novas maneiras de pensar o tempo e o espaço na dinâmica cotidiana. (...) O foco é pensar as dinâmicas da cidade, as relações entre nós, sujeitos urbanos, e os espaços que construímos e habitamos para, a partir daí, criar uma intervenção que ressalte determinados elementos, ativando zonas de memória, liberdade e jogo."

Pâmella Cruz, dirigente do Coletivo PI.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O que é preciso para ser um grande empresário?

com informações da Toda Comunicação

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o número de empresas abertas incluindo matrizes e filiais no país alcança aproximadamente os 17 milhões, distribuídas entre os setores varejistas, atacados e veículos, peças e motocicletas.

No entanto, para ser um empresário não é preciso ter apenas dinheiro e tempo, mas sim responsabilidade e conhecimento para gerir uma empresa. Segundo a neurocoach Kátia Nascimento, diversos estudos ressaltam que um empresário deve ter características específicas como iniciativa, atitude, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança, persuasão e perseverança. Entretanto, um grande empresário possui estas características em alta performance.

 
"Existem regiões do cérebro envolvidas na autoconsciência que nos ajudam na tomada de decisões em geral e, agindo da maneira correta, é possível elevar os padrões dos comportamentos citados anteriormente. Esta ação tem a ver com a dinâmica neural, ou seja, a relação do nosso cérebro pensante e as áreas subcorticais" indica a profissional. Por isso alcançar um alto desempenho não é uma tarefa fácil, embora seja simples.

De acordo com Kátia, a mudança pessoal é um processo no qual ocorre a substituição de determinados comportamentos e atitudes por outros. O primordial nesses casos é ter vontade, pois sem ela é impossível atingir qualquer mudança. "O que está na nossa mente é que determina como a pessoa irá agir e o quanto de vontade ela terá em praticar esta ação", explica.

 
Quando criança, geralmente, o que se aprende é repetido, fixando o padrão aprendido no cérebro. "Estes hábitos cultivados vão criando 'histórias' na mente e desenvolvendo discursos internos que são as crenças, que podem nos limitar ou nos fortalecer. O entendimento de como cérebro funciona permite ao Coach oferecer aos empresários, os estímulos corretos para acelerar o processo de ação e promover mudanças duradouras", conclui a profissional.

Dessa forma, o coach apoia o empresário na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam-no ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo de coaching.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dunkin' Donuts celebra Dia Mundial do Donut

Dunkin' Donuts, uma das principais cadeias de café e produtos de panificação do mundo, anunciou realiza hoje uma deliciosa transação para amantes de donut na América Latina e Caribe. Nesta sexta-feira, 3 de junho, os restaurantes Dunkin' Donuts participantes da região vão oferecer um donut grátis de sua escolha (enquanto durar o estoque) com a compra de qualquer bebida em homenagem à celebração do quarto Dia Mundial do Donut anual da marca.

"Estamos empolgados em celebrar a alegria do que os donuts trazem a pessoas em todo o mundo com nossa promoção anual do Dia Mundial do Donut", disse Chris Fuqua, vice-presidente de marketing de marca, insights do consumidor global e inovação de produtos, Dunkin' Brands. "Estamos orgulhosos da rica herança de panificação e café do Dunkin' Donuts, que remonta há mais de 65 anos. Esperamos que nossos clientes desfrutem de nossa oferta de um donut grátis com a compra de qualquer bebida nessa sexta-feira, 3 de junho."

Os clientes podem desfrutar dessa oferta especial do Dia Mundial do Donut na ampla gama de variedades do donut clássico da marca, incluindo Boston Kreme, Chocolate Glazed, Jelly-Filled, Glazed e Chocolate Frosted, na compra de qualquer bebida no Dunkin' Donuts. As opções de bebida incluem café gelado, lattes, espresso, cappuccino, chá e bebidas geladas Coolatta®. A oferta está disponível em locais Dunkin' Donuts participantes em toda a região de Aruba, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Peru.

Foto: Jayme Vasconcellos / Criatividade para todos
Além da oferta especial do Dia Mundial do Donut, restaurantes Dunkin' Donuts participantes selecionados na América Latina e Caribe também terão um delicioso Donut de Carinha Feliz para celebrar os sorrisos que os donuts trazem aos rostos das pessoas. O Donut de Carinha Feliz é um donut com camada externa de levedo decorado com uma amável carinha feliz. Os recheios para o donut variam por mercado a fim de agradarem aos gostos locais, e incluem alguns como Jelly, Bavarian Kreme e Chocolate Kreme.

O Dunkin' Donuts oferece donuts e café de alta qualidade há mais de 65 anos, e no ano passado vendeu mais de 2,8 bilhões de donuts e guloseimas de donut MUNCHKINS®, além de mais de 1,9 bilhão de copos de café gelado e quente em seus mais de 11.800 restaurantes em 44 países em todo o mundo.

Sobre a Dunkin' Donuts 

Fundada em 1950, a Dunkin' Donuts é uma das principais empresas de produtos de panificação e café do mundo, oferecendo uma ampla gama de cafés de alta qualidade, bebidas espresso, chás, sanduíches e produtos de panificação. A empresa tem mais de 11.800 restaurantes em 44 países em todo o mundo. Com sede em Canton, Massachusetts, a Dunkin' Donuts faz parte da família de empresas da Dunkin' Brands Group (Nasdaq: DNKN).