terça-feira, 29 de novembro de 2016

Opinião

"Parei de olhar os muros por onde passo, pois percebi que absorvia influências que comprometiam minha criatividade. Ando numa fase mais neutra."

Fabio Cerqueira, grafiteiro e designer.

Opinião

"A produção é um momento que eu não quero perder. Faz parte da identidade das minhas joias. Meu trabalho é minucioso, um detalhe nas arestas, um reflex diferente no metal, quero ter certeza do que estou entregando ao cliente." 

Tissa Berwanger, designer.

Opinião

"O manual, o craft, é muito pouco valorizado nas escolas de design, infelizmente."

Stefan Sagmeister, designer.

Opinião

"Fazer música é algo que pode acontecer das maneiras mais bizarras, não tem regra para isso, nenhuma formula mágica."

Keith Richards, músico.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Opinião

"Muita gente acha que dirigir é dar instruções. Eu não trabalho assim. Procuro criar um espaço comum em que a pessoa vai me trazendo as coisas e eu lá, curtindo, como se fosse um dueto instrumental, mesmo. Jamais disse: 'faça assim ou assado'. Minha grande característica é a liberdade."

Anna Muylaert, cineasta.

Opinião

"Filmes e livros são artes de natureza diferentes. Não se pode esperar o mesmo resultado nas duas obras, mas é sim possível para o roteirista identificar e traduzir a, digamos, 'substância essencial' do livro na atmosfera do filme."

Fernando Bonassi, escritor, roteirista, dramaturgo e diretor teatral.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Black Friday: um olho na oferta e outro nas fraudes!

com informações da PRNewswire
 
No próximo dia 25 de novembro acontece no Brasil mais uma edição da Black Friday, famosa campanha de vendas com descontos de até 80% em produtos de todas as categorias, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados e livros. 
A data caiu no gosto dos compradores apresenta volume crescente de negócios a cada ano (+76% de pedidos em 2015 x 2014, com registro de apenas um terço das reclamações) e tem também funcionado como uma antecipação das compras de Natal, evitando correrias e riscos nos prazos de entrega na última hora. 
 
Uma pesquisa realizada pelo site comparador de preços Zoom, com 15 mil pessoas, revela que 99% dos entrevistados estão dispostos a fazer compras durante a Black Friday e que 50% pretendem investir mais de R$ 1.000. Além disso, 82% dos usuários confiam que receberão o produto dentro do prazo.
 
Para os consumidores, é uma excelente oportunidade para adquirir o tão desejado produto, com um preço mais em conta. No entanto, antes de sair comprando, Luiz Antonio Sacco, Diretor Presidente para América Latina da SafetyPay, empresa provedora de soluções para pagamentos à vista chama a atenção dos consumidores quanto a alguns cuidados que devem ser observados para que a sonhada experiência não se torne um pesadelo. Quanto às fraudes que podem ser praticadas em compras nas lojas virtuais neste período, alguns pontos merecem atenção:
  
- Mesmo tratando-se de uma Black Friday, desconfie de ofertas arrasadoras de empresas desconhecidas. Cheque reputação da empresa, dados como razão social, nome da empresa, número do CNPJ, endereço e telefone para contato são informações que ajudam a verificar a existência e a idoneidade da empresa. Com pesquisas básicas em sites, é possível identificar antecedentes, reclamações de outros consumidores, etc. Na dúvida, caia fora, literalmente;
 
- Extremo cuidado com compras "arrasadoras" de outros consumidores. Temos observado inúmeros casos de fraudadores que vendem celulares e outros eletrônicos utilizando-se de classificados online ou marketplaces que nem sempre certificam seus usuários. O golpe é antigo: colocam preços lá embaixo por algum motivo "razoável". No final, é fraude. Depois que recebem seu pagamento, simplesmente somem. Esse é um cuidado que deve-se observar não somente em eventos especiais como Black Friday;
 
- Atente-se à patente do site em relação à segurança, verificando se a página apresenta os principais certificados que garantem credibilidade. Existem formas de identificar a credibilidade da loja, tais como certificação digital. É indicada por HTTPS:// ou por um cadeado no rodapé da página. Algumas vezes, a cor da barra de endereço fica da cor verde, indicando segurança;
 
- Exija nota fiscal. É um meio eficaz de indicar quando a compra foi realizada e quem é o responsável pela venda. A nota também comprova a garantia do produto, além de informar o modelo, a marca e o número de série, garantindo seus direitos ao realizar reclamações junto aos órgãos de defesa pública;
 
- Não abra links desconhecidos recebidos em e-mails, pois podem conter vírus que podem capturar seus dados;
 
- Busque informações sobre a empresa responsável pela etapa final de pagamento e o número de checagens que comprovem a credibilidade para compra;
 
- Compre apenas em lojas online que possuem em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Sempre que possível, faça o contato com a empresa. Lembre-se que empresas sérias sempre fornecem telefones de contato para quaisquer dúvidas;
 
- Nunca forneça os dados do cartão de crédito, ou dados confidenciais como senha, código de segurança de sua conta bancária em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados;
 
- Atualize frequentemente o antivírus do seu computador e evite realizar compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou de redes Wi-Fi públicas;
 
- Os meios de pagamento variam em cada loja e podem, no dia da Black Friday, terem alteração como por exemplo: tirar a opção de pagamento via boleto bancário. Neste caso, a dica é buscar opções como transferência bancária / débito, caso não tenha ou não queira usar o cartão de crédito, pois estes meios também confirmam na hora e assim, você garante sua compra.
 
Site oficial do BlackFriday: http://www.blackfriday.com.br/.

Opinião

"A busca pela forma pura e simples, a fluidez e a objetividade me impulsionam e me norteiam ao projetar ambientes residenciais e comerciais."
 
Beatriz Castanho, arquiteta.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Opinião

"Seja na Europa ou no interior do Ceará, sempre encontro inspiração naquilo que é mais forte, que são as pessoas locais, a riqueza cultural do mundo em si, que hoje é tão globalizado. (...) Acho que eu me tolheria muito se ficasse preso exclusivamente ao universe do ateliê. A passarela abre um leque de possibilidades para o meu próprio trabalho."

Mark Greiner, estilista.

Opinião

"As práticas de fé online são tão reais quanto quaisquer outras. E não me parece que haja algum tipo de substituição entre a online e a convencional: ao contrário, há até mesmo um possível enriquecimento. E não são práticas menos ou mais relevantes. Apenas diferentes, e é essa diferença que precisa ser mais estudada e entendida pela Igreja."

Moisés Sbardelotto, doutor em Ciências da Comunicação e escritor.