quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Falando sobre sexo

por Margareth Signorelli*

Sexo é uma parte importante do relacionamento e também uma das áreas mais desafiantes para se navegar quando se fala em negociar necessidades e preferências. Em uma relação é comum para uma pessoa querer sexo com mais frequência ou de modo diferente da outra.

As pessoas veem o sexo de modos diferentes. O sexo pode ser muito importante para alguns e não tão importante para outros. Estas diferenças irão afetar o relacionamento ao longo do tempo e influenciar em vários aspectos, dependendo de como o casal resolver administrá-las. Se a discussão deste assunto está fora dos planos do casal e se ter uma vida sexual satisfatória não é tão importante, frustrações e desconexões poderão acontecer por falta desta preciosa comunicação.

 



Então, como é que um casal pode abordar esse assunto? Pode parecer cliché, mas o remédio começa com palavras e termina com toques. Vou colocar 10 regras que considero importantes para falar sobre sexo saudavelmente:

1 - Não assuma que o seu parceiro sabe que existe um problema. Mesmo que você ache que já deu as maiores dicas e mostrou quais são as suas necessidades, se nada mudou, está na hora de se falar claramente sobre o assunto.

2 - Não fale sobre o assunto durante ou imediatamente após o sexo. Tenha esta conversa quando tiver privacidade e não precisar se apressar.

3 - Comece sua conversa colocando suas intenções. Se elas forem mostrar como a outra pessoa esta errada, fazendo com que ela se sinta culpada ou envergonhada, eu sugiro que você repense sua intenção. Se sua conversa começar assim, acredite, não dará certo. Intenções que reflitam o desejo de construir intimidade, conexão, satisfação e prazer entre você e a outra pessoa serão baseadas em ouvir e se comunicar e não em atacar, se defender ou se afastar.

4 - Em primeiro lugar, deixe seu parceiro saber como ele ou ela faz você se sentir e o que tem de bom na sua vida sexual. Aí fale o que está faltando e porque é importante para você. Seja concreto e claro na sua colocação. Não se intimide em usar a linguagem que reflita como você quer ser tocado e onde. Se a questão não for a qualidade e sim a quantidade, seja claro dizendo o quanto a mais de sexo você quer e porque.

5 - Lembre-se de perguntar ao seu parceiro (a) como seus desejos têm sido alcançados e se ele deseja algo diferente. As pessoas são diferentes umas das outras e tem preferências e necessidades distintas. Em outras palavras, não espere que seu companheiro goste das mesmas coisas que seu ex gostava e nem que ele mude com o tempo.

6 - Esteja aberto para explorar possibilidades. Sexo libera estresse, aumenta o bem-estar e a autoestima, cria intimidade e traz alegria para o relacionamento. Esteja aberto para explorar técnicas diferentes, lugares e frequências e isso trará benefícios inesperados para você dois.

7 - Se após uma longa conversa sobre o assunto, você ou seu parceiro não estiverem confortáveis para iniciar o ato sexual, respeite seus limites. É importante que qualquer mudança ocorra em um ambiente relaxado e harmônico. Caso você não consiga aceitar as coisas como estão, então adie essa conversa para outra ocasião. Mas saiba que coisas que são inaceitáveis podem mudar com o tempo.

8 - A próxima vez que fizerem sexo não se pressione. Esteja aberto para tentar novas coisas e novos territórios, mas faça com uma atitude dentro do clima sensual ou “na brincadeira”. Não se preocupe em fazer coisas de um modo certo. Foque-se em criar intimidade e conexão, o resto irá fluir.

9 - Não se intimide em guiar ou mostrar para o seu parceiro como lhe dar prazer. A maioria dos parceiros quer dar prazer ao outro, mas não sabe como e nem como pedir a ele que o ensine. Um movimento delicado e amoroso pode ajudá-lo a entender e pode ajuda-lo muito.

10 - Dê para seu parceiro muitos feedbacks positivos e fale sobre o assunto. Deixe-o saber que, de um modo ou de outro, ele esta lhe dando prazer. É importante que você mostre que aprecia que ele seja seu parceiro.

O objetivo é que vocês se sintam seguros, confiantes, amados e com intimidade nas suas relações sexuais. Será nesta atmosfera de amor e conexão que sua intimidade crescerá fazendo com que parte do seu relacionamento esteja equilibrada, ajudando assim o fluir das outras.


*Coach de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário