quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Educação corporativa: como os adultos aprendem?

por Luciana de Almeida Cunha*

De acordo com o dicionário, "significativo" é o que tem significação ou sentido; é o que serve para significar, exprimir e manifestar claramente. Pense naquele artigo da faculdade, naquele livro da pós-graduação, naquele documento do trabalho. O que você está aprendendo agora é significativo para você? Você consegue exprimir claramente o que está aprendendo? Caso a resposta seja "sim", acredito que você esteja feliz por aprender, mas caso a sua resposta seja "não", ouso dizer que temos um desafio pela frente.

 
No meio corporativo, a busca por novos produtos, mercados e serviços, o crescimento das exigências ambientais e de segurança, bem como a disputa constante, rápida e voraz perante a concorrência, são algumas das evidências da necessidade de investir na formação de seus colaboradores. Com isso, as empresas precisam criar estratégias para obter sucesso em suas atividades, através da organização de projetos que garantam a adequação dos conhecimentos já existentes com os que ainda precisam ser desenvolvidos e, posteriormente, compartilhados com grupos ou com toda a empresa. Nesse sentido, a educação a distância, potencializada pelo incremento das tecnologias da informação e da comunicação, tem permeado esse campo com níveis cada vez mais crescentes de atuação.

Na SOU, empresa de serviços voltada ao desenvolvimento de pessoas, temos o objetivo de identificar as melhores estratégias didáticas para cada ação de formação dos nossos clientes, mas para isso, precisamos buscar uma base teórica adequada. Descobrimos, então, que para os nossos clientes, o mais importante é que a aprendizagem tenha significado e sentido. Por isso, fomos buscar referências nos estudos de David Ausubel, psicólogo de origem norte-americana, representante do cognitivismo.

Ausubel, em sua teoria da aprendizagem significativa, defende que a aprendizagem ocorre a partir de um armazenamento organizado de informações na mente, sendo que um dos fatores que mais influenciam é o que a pessoa já sabe, ou seja, os conhecimentos prévios, considerados pontos de ancoragem para novas ideias e conceitos. Vale enfatizar que, para o autor, a cognição não se restringe apenas à influência dos conceitos já aprendidos, pois abrange também as modificações feitas pelo novo material. Portanto, para Ausubel, a aprendizagem acontece a partir de um processo de interação entre os conhecimentos prévios e o novo conteúdo.

Sabendo disso, vamos retornar àquela pergunta lá do início: o que você está aprendendo agora é significativo para você? Se você respondeu "não", significa que você não está aprendendo? Tem como aprender mesmo que o conteúdo não tenha um significado para você? Sim, tem como aprender, mas vai ser doloroso e, no final das contas, não vai ter muita importância.

O contrário da aprendizagem significativa é a aprendizagem mecânica ou repetitiva. Essa aprendizagem é resultado de um processo que não apresenta relação com os conhecimentos prévios, não possui um ponto de ancoragem. Nesse caso, são necessárias associações aleatórias na estrutura cognitiva, fazendo com que o conteúdo seja armazenado de forma isolada.

Uma das evidências mais claras da relação entre a educação corporativa e a teoria da aprendizagem significativa é o público-alvo, formado basicamente por adultos. Quando pensamos nesse contexto, percebemos que o conteúdo a ser desenvolvido tem uma relação direta com o dia a dia de trabalho dos colaboradores, consistindo em um aprofundamento de algum tema já dominado por ele, ou seja, o conhecimento prévio.

Sendo assim, nossa proposta é que a educação corporativa, permeada pela concepção de aprendizagem significativa, irá organizar e disseminar as informações de tal modo que o conteúdo adquira significados não literais, preenchidos por sentidos e significados específicos de cada aprendiz. Desse modo, os conteúdos são coletivos, mas as aprendizagens são individuais.

Agora, após entender um pouco mais sobre a teoria da aprendizagem significativa, responda: como os adultos aprendem? Como você aprende? O que você está aprendendo agora?

*Pedagoga e Designer Educacional na SOU.

SITE: www.sou.com.br

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