sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Brasil não é mais o país do futebol

por Jayme Vasconcellos* 

(com informações do Ministério da Saúde)

O Brasil é o país do futebol, certo? Errado! Pelo menos é o que mostra uma pesquisa do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, a prática de exercícios em academias foi a atividade esportiva que mais cresceu, inclusive entre homens, deixando para trás a paixão nacional.

O percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28% no período. Segundo a pesquisa, 18,97% dos adultos hoje optam pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol.


Para a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o crescimento da prática da musculação demonstra maior interesse da população brasileira em ter melhor qualidade de vida e mais saúde. "A caminhada, geralmente, é muito popular junto ao publico feminino, e a primeira atividade física que a população escolhe para começar a se exercitar. Já o futebol é preferido pelos homens, mais jovens, e está muito arraigado na cultura do país. Não raro, amigos se encontram para jogar uma partida de futebol no fim de semana. Já a musculação, é uma atividade contratual, em que é necessário se matricular, buscar um estabelecimento e passa a ser um compromisso agendado na semana", frisou.

O estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2013), realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP), ouviu 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal.

*Jornalista, radialista e editor do blog Criatividade para todos. Especialista em Artes Visuais e tutor de e-learning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário