quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O rádio continua vivo

por Verônica Pacheco*

O rádio no Brasil teve papel decisivo para a construção da nossa cultura. A primeira transmissão radiofônica aqui foi feita em 1922, e deu início a uma história de sucesso. E mesmo com o surgimento da televisão e da internet, o rádio se mantém firme entre os grandes meios de comunicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2015, 89% dos brasileiros ouvem rádio nas principais regiões metropolitanas do país, sendo que 64% de pessoas estão sintonizados em suas rádios preferidas entre as 10h e 11h da manhã, horário com maior pico de audiência.

Para Carol Chab, apresentadora da Rádio Mais AM 1120, de São José dos Pinhais, "o rádio ainda é uma mídia muito importante e que continua formando opiniões. Falou-se muito de que a chegada da internet iria acabar com as rádios, mas o rádio é capaz de se reinventar para se adaptar a uma nova realidade. Todos podemos escutar rádio enquanto realizamos outras atividades e isso se torna um grande diferencial".

Foto: Toda Comunicação
Para a radialista, o cenário atual é marcado pelo bombardeio de informações existente no dia a dia. Porém, o importante não é a quantidade de notícias que se produz em um dia. "O público quer uma qualidade cada vez maior. Na Rádio Mais, por exemplo, tentamos fazer o possível para deixar a nossa grade atrativa e formar a opinião dos nossos ouvintes. Para isso, selecionar bem o conteúdo do programa é fundamental", afirma.

Nesse mundo com as mídias digitais, o comunicador se torna o ponto chave, seja para passar informações com qualidade bem como para medir a interação do público. Ou seja, o rádio também utiliza a internet para se fortalecer. "Hoje, nossos ouvintes podem entrar em contato conosco pessoalmente, pelo telefone, por mensagem de texto, com comentários no Facebook ou via Twitter. É preciso ficar atento a todos esses canais de comunicação, afinal, o ouvinte também quer ser escutado", conclui.
 
*Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário