segunda-feira, 30 de maio de 2016

Opinião

"Hoje o grande fator para o sucesso dos negócios é que o empreendedor diminua seus custos e aumente sua renda. (...) É necessário que o custo seja o menor possível, sem esquecer que não se pode perder a qualidade e a eficiência. O lema é realmente esse: eficiência com baixos custos e também maior qualidade." 

Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

Opinião

"Não tem essa história de 'talento atávico'. É preciso estudar e muito. O ator que emburrece, que para no tempo, nunca cresce, vai sentir esse limitador na forma de atuar." 

Tony Ramos, ator.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Opinião

"No alta das montanhas, só quem souber respeitar o corpo conseguirá chegar ao topo. Quem tenta ser muito rápido acaba ficando no meio do caminho, e isso costuma acontecer por dois motivos: não se aclimatar com antecedência e ficar doente ou não saber ler os sinais de algumas montanhas e não ser paciente para esperar o momento certo de tomar atitudes e conseguir sair vivo delas." 

Karina Oliani, médica, montanhista, mergulhadora e apresentadora de TV.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

4 dicas de como NÃO administrar um blog

Hoje em dia o modo de trabalho convencional abriu espaço para as plataformas digitais em amplo crescimento no país. O avanço da internet e as novas tecnologias usadas atualmente propiciam um mercado de trabalho novo, no qual há mais interação com o público do que em uma empresa de relacionamentos, por exemplo. Além disso, esses blogs ainda têm a possibilidade de garantir renda a partir das publicações.

A blogueira carioca Amanda Costa administra três blogs atualmente. Há alguns meses o blog A Menina da Foto tomou grande proporção e se tornou referência em empreendedorismo feminino no Rio de Janeiro. Formada em Direito e Fotografia, Amanda trabalha com o blog e a fotografia em paralelo. Para ela, um blog tem potencial para virar vitrine de um negócio. "O blog pode se tornar uma revista virtual e, como toda revista, possuir espaços para anunciantes e produção contratada e customizada de conteúdo. Pode, ainda, ser plataforma de divulgação de uma loja virtual, entre outras possibilidades", diz ela.
Foto: Divulgação / Toda Comunicação

O principal erro que muitas pessoas cometem ao abrir um blog é esperar que ele seja grande e rentável rapidamente. Segundo Amanda, um blog, assim como uma empresa, precisa de um tempo onde, depois de um investimento inicial, seus projetos amadureçam e sejam divulgados para darem resultado. "Todo trabalho precisa de uma estrutura, disciplina e dedicação para fazer dar certo, com o blog não é diferente", revela.

Cada vez mais comuns, as plataformas temáticas, como lifetsyle, viagens e moda, por exemplo, disputam espaço e preferência do público por meio do conteúdo que postam. Amanda cita blogueiras conhecidas hoje como Camila Coutinho, Emily Schuman e Joy Cho como ícones do ramo, que se dedicaram e alcançaram o sucesso dos blogs. Cada um desses possui mais de cinco anos de experiência com o trabalho e, por isso, chegaram onde estão hoje. A dica de Amanda é procurar sempre seu diferencial, manter sua identidade e a identidade do blog, produzir conteúdo para seu leitor-alvo e continuar trabalhando, com persistência.
 
Dessa forma, a profissional lista quatro dicas para os principais erros cometidos pelos blogueiros de primeira viagem.
 
"Preciso produzir conteúdo toda semana?"
 
"Não espere um grande número de leitores diários se você só produz um post por semana", indica Amanda. Nesses casos é necessário pensar como leitor. O público dificilmente procura um blog desatualizado. Não é preciso postar todos os dias, a menos que o blog já tenha essa característica, mas o importante é produzir conteúdo para duas a três publicações por semana, para manter a fidelidade dos leitores assíduos e trazer leitores novos.
 
"Posso postar sobre qualquer coisa?"

De acordo com a blogueira, não adianta produzir três ou quatro posts por semana sem conteúdo relevante para quem teve o trabalho de entrar no blog. "Hoje em dia, nosso tempo é precioso. Produza conteúdo relevante para os leitores que você quer atrair, divida seus conhecimentos e suas pesquisas, promova coisas, lugares e pessoas bacanas", indica Amanda.

 
"Preciso divulgar o que eu posto no blog?"
 
Use e abuse das diversas mídias sociais para mostrar seus artigos para seus amigos, amigos de amigos, pessoas interessadas no tema. Procure grupos no Facebook de pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo e divulgue seu post por lá. Pesquise redes de blogs nacionais e internacionais e divulgue seus posts nos fóruns dessas redes ou crie você mesmo uma rede nova de blogs.
 
"Como eu posso expandir o blog?"
 
- Monetize seus conhecimentos: o blog é uma plataforma onde você oferece seus e-books, palestras, cursos online e consultorias via Skype;
 
- Use programas de afiliados: Hotmart, Lomadee e Google AdSense que podem dar retorno financeiro;
 
- Monetize suas mídias sociais: hoje em dia, um publipost no Instagram pode gerar muito mais repercussão com clientes. Ofereça também, então, espaços publicitários nas suas mídias sociais.
 
Por fim, para que seu blog se torne uma fonte de renda, é preciso de seriedade. "Quando um empresário desconhece isso, está mais tendente a desistir no primeiro ou segundo ano de vida da empresa. É o que acontece com muitas bloggers que esquecem que o blog precisa de planejamento, conteúdo e divulgação adequadas", conclui Amanda.

SITE / BLOG: www.amandacosta.com / www.ameninadafoto.com.br

Opinião

"Se moralizar o humor é impossível, deixemos em paz o território do politicamente incorreto. Talvez haja mais serventia em uma piada de mau gosto que joga luz em sentimentos intolerantes e provoca o debate do que aquela que permanece confinada dentro de nós. Em vez de proibirmos todas as piadas ofensivas, por que não tiramos proveito do que elas podem revelar sobre quem está rindo delas?"

Maurício Rizzo, ator e roteirista.

Opinião

"Por mais que se fale no 'fim da Arte', ela continua firme, forte e rica, e, ao que tudo indica, não vai acabar enquanto o mundo existir. Talvez o que acabe um dia será o artista, aquele gênio moderno incompreendido."

Edgar Duviver, artista plástico, músico e roteirista.

O que o mercado exige dos gestores


- trabalhar em equipe e desenvolver pessoas

- saber reagir a mudanças e responder às situações novas

- comunicar-se bem verbalmente e por escrito

- enfrentar momentos de pressão com equilíbrio e clareza


- desenvolver-se sempre e trazer melhorias para o ambiente

- saber negociar questões relevantes e gerar resultados

- tomar decisões com base em uma visão ampla da situação

- saber administrar conflitos e costurar acordos


Fonte: Grupo Bridge



Opinião

"Atualmente, acredito que exista o que chamo de motivação 3.0. Os trabalhos estão mais conceituais e os pensamentos, mais sofisticados. As pessoas querem poder dirigir a própria vida, ver um sentido no que fazem e aprender algo que para elas valha a pena."

Daniel Pink, escritor.

Opinião

"O fator decisivo da criação artística é a personalidade, sem eliminar o contexto social. (...) Tem gente que acha que ter uma ideia é arte. Só é arte se há transcendência. Botar um cachorro para morrer de fome em uma galeria não é arte de jeito nenhum."

Ferreira Gullar, escritor, poeta, crítico de arte e tradutor.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Opinião

"Este é um conselho que sempre ouvi de minha avó: 'Seja uma esponja'. Com isso, ela queria dizer que é importante absorvermos tudo ao nosso redor. Olhe para os lados para ter ideias, saia de onde está, vá a ambientes novos, tenha a mente aberta."

Mark Parker, designer e CEO da Nike.

Opinião

"A comunidade científica brasileira adquiriu o conhecimento e a habilidade de fazer missões independentes no interior da Antártida. (...) Isso permite que o Proantar se uma ao pequeno grupo de 10 países que trabalham no interior da Antártida, e não fique restrito à costa do continente."

Jefferson Cardia Simões, glaciologista, professor e pesquisador.

Opinião

"Só existe uma forma de ser bom: dedicar-se com amor ao que se faz. (...) Se quiser ser igual aos campeões, treine como eles por cinco anos. Se suportar, talvez se torne um deles."

Gui Pádua, p
araquedista e basejumper.