terça-feira, 21 de janeiro de 2014

5 dicas para usar o salto alto sem prejudicar a coluna

1. Altere a altura e varie os modelos dos sapatos: se você gosta de usá-lo diariamente ou usa em decorrência do trabalho, altere as alturas. No dia em que usou um salto muito alto, no dia seguinte opte por um que seja centímetros mais baixos. É importante variar o modelo, pois alguns provocam um esforço a mais nos pés, como no caso dos de bico fino que são estreitos e podem causar calos e joanetes.

2. Tenha sapatos sem salto: se você realiza longas caminhadas até chegar ao trabalho, opte por sapatos sem salto que deixam o seus mais confortáveis e não causam danos à região lombar e aos pés. Para quem dirige até o trabalho, os sapatos sem salto ajudam a manter a coluna alinhada.
 

3. Saiba comprar os sapatos: uma atitude muito comum entre as mulheres é comprar calçados no período da manhã. No entanto, o período após o trabalho é o mais indicado, pois os pés estão inchados e, desta forma, é possível identificar os incômodos provocados por um sapato justo demais. No caso dos de bico fino, deixe um espaçamento de um centímetro entre a ponta e o dedão, para evitar a calosidade.

4. Não descuide da panturrilha: ao chegar em casa, após o dia exaustivo em cima dos saltos, realize alongamentos para ativar a circulação sanguínea no local. Esta medida também deve ser tomada antes de colocar os sapatos.

5. Massageie os pés: a sobrecarga corpórea fica na região frontal dos pés, provocando cansaço e dores. Para aliviar a tensão, massageie os pés com movimentos circulares de baixo para cima. O escalda pés também ajuda a amenizar as dores e ajuda a desinchar a região.

Fonte: Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário