quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Balanço de fim de ano: analisando 2014

por Verônica Pacheco*
 
Novos empregos, novos amores, novos desafios... O que 2014 trouxe de bom - e de ruim - para você? O que você deseja que continue presente na sua vida ou mude para o ano que está chegando?
 
Não existe momento mais propício do que esse para voltar às atenções para si mesmo. A época das festas de fim de ano traz consigo o clima de comemoração e de fechamento de um ciclo, mas, para que esse ciclo seja realmente concluído com sucesso, é preciso que haja um momento de reflexão e análise sobre tudo aquilo que aconteceu nos últimos 365 dias que se passaram.
 
Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, lembra que é preciso colocar na balança tudo aquilo que aconteceu de importante na sua vida durante o ano – e, para fazer isso na prática, uma boa ideia é sentar em um lugar calmo e quando você estiver sem pressa, colocando no papel tudo aquilo que merece ser destacado. "Pegue uma folha em branco e faça diversas colunas: uma para a sua carreira, uma para sua vida amorosa, outra para a área financeira, outra para a diversão/lazer, outra para saúde, etc. Em cada área dessas faça outra divisão: uma coluna para coisas boas, outra coluna para coisas ruins. Escreva o que houve de bom e de ruim em cada área e dê notas de 1 a 10 de acordo com o seu sucesso", sugere a especialista.


Essa atitude auxilia na reflexão, deixando mais visível se existe uma falta de equilíbrio entre as áreas analisadas. "O ideal é encontrar uma harmonia, um equilíbrio em tudo. Mas sim, esse é um objetivo que não é cumprido com tanta facilidade – e o ser humano tende a se dedicar mais àquilo que já tem sucesso, por exemplo: se a sua área amorosa está muito bem e a sua área financeira vai muito mal, é mais fácil continuar dedicando-se a sua vida amorosa, pois ali você já possui maior garantia de sucesso – e ninguém gosta de falhar", ressalta Madalena.
 
Além da análise e reflexão de fim de ano, que são o passo inicial para começar o próximo ano com o pé direito, também é importante planejar metas e objetivos concretos para o próximo ano, ressaltando a forma como eles serão feitos. "De nada adianta você falar que deseja viajar no próximo ano se não se preparar para isso. Para concluir esse objetivo, é preciso desde já pensar o que será feito: você guardará dinheiro mensalmente? Em que mês será a viagem? É possível deixar o trabalho de lado por um tempo para viajar? Você terá que deixar o emprego? Todas essas possibilidades devem ser pensadas na hora de planejar um objetivo", exemplifica a coach.
 
Ainda falta um tempo para as festas de fim de ano, mas que tal começar a repensar desde já as suas conquistas e falhas desse ano que passou e fazer planos concretos para o ano que vem? Sua carreira, sua vida amorosa e sua saúde agradecerão no final.
 
*Jornalista. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário