sexta-feira, 1 de abril de 2016

Feira de franquias aquece mercado no DF

por Jayme Vasconcellos*

Brasília recebe, até amanhã (02/04), a Expo Franquias 2016. De delivery de sushi a oficina de lanternagem. De escolas de idiomas a revenda de maquiagem. De agência de turismo a corretora de seguros. As opções são muitas. Cerca de 50 expositores, representando mais de 150 marcas, participam do encontro. O organizador da feira, Adriano Campos, lembra que Brasília é hoje uma das cidades mais dinâmicas do país, com índices elevados de crescimento de população, renda, consumo e investimentos. “Tudo isso cria excelentes oportunidades no mercado de franquias e setores relacionados”, afirma.

O objetivo é expor as opções de franquias de diversos segmentos para o público com potencial empreendedor da região. A estimativa da organização é receber, durante os 3 dias do evento, cerca de 6 mil visitantes. “O Centro-Oeste é uma região muito rica, com população que busca investimento no varejo através de franquias. Há espaço para marcas, tanto novas como as consolidadas em outras regiões”, comenta Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica.

Franquias: uma ótima opção para quem deseja abrir o
próprio negócio (Foto: Jayme Vasconcellos / Criatividade para todos)
Mas como anda o setor de franquias no Brasil? Segundo a Associação Brasileira de Franchising, vai muito bem, obrigado. Em 2015, o faturamento do setor aumentou 8,3%. No Distrito Federal, não foi diferente. O faturamento do setor, em 2015, foi de R$ 11,8 bilhões.
 
De cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. A informação é do Global Entrepreneurship Monitor, um estudo conduzido em cem países. No Brasil, a taxa de empreendedorismo é de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%.
 
Os números mostram que as franquias são uma boa opção de negócios. Mas e a crise?, perguntam alguns. O diretor-superintendente do Sebrae - DF, Antônio Valdir de Oliveira, afirma que a “crise é momento de oportunidade”. Então, não tenha medo. Planeje bem seu investimento, se capacite, pesquise o mercado e mãos à obra! 
 
*Jornalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário